top of page
Buscar
  • Lab Fashion

5 filmes para entender o papel social da moda


A arte tem a força e o poder de nos fazer enxergar questões que muitas vezes durante a correria do nosso dia a dia não paramos para refletir sobre, e não seria diferente com a moda, principalmente se pensarmos na moda como uma indústria com muitas polêmicas e erros, essas mesmas que os filmes em seguida retratam da melhor forma.


1 - Paris is Burning

Paris Is Burning é um filme-documentário estadunidense de 1990 dirigido e escrito por Jennie Livingston e gravado em diferentes fases da década de 1980, que segue a comunidade LGBT na cidade de Nova Iorque. Em 2016, a obra foi selecionada pelo National Film Registry à Biblioteca do Congresso como "cultural, histórica ou esteticamente significante".

2- Trama Fantasma

Nos anos 1950, Reynolds Woodcock é um renomado e confiante estilista que trabalha ao lado da irmã, Cyril, para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica. Sua inspiração surge através das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma, que vira sua musa e amante.


3 - Favela é Moda

O documentário revela a força estética e política de jovens negros das periferias do Rio de Janeiro em busca de realização pessoal no mundo da moda. Esses jovens passam por dilemas e desafios em sua busca por visibilidade, distinção e ascensão social. Acompanhe o desenvolvimento de modelos de uma agência que tenta reverter o cenário de sub-representação dos corpos negros e fora do padrão estabelecidos na moda.


4 - The True Cost

Explore a ligação entre a pressão dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas.


5 - Estou me guardando para quando o carnaval chegar

Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o Carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e partem para praias paradisíacas.



Nos conte nos comentários a sua experiência em assistir esses filmes e como eles mudaram sua visão sobre a moda! :)







11 visualizações0 comentário

留言


bottom of page