top of page
Buscar
  • Lab Fashion

O que é e como a Economia compartilhada tornou-se essencial em nossas vidas



Há anos atrás era impensável entrar em um carro de um particular e pegar uma corrida. Ou ir para um Escritório com pessoas de várias empresas diferentes. Hoje faz parte do nosso dia-a-dia e é um mega tendência.


A economia compartilhada, ou de compartilhamento, consiste basicamente de um sistema econômico no qual bens ou serviços são divididos. Assim, podem ser partilhados entre pessoas ou entre empresas.


Na prática, a economia compartilhada engloba três categorias, sendo elas:

  • Mercados de redistribuição: realizam a troca ou venda de produtos de já utilizados por outros; Exemplo: Enjoei, Mercado Livre etc.

  • Estilo de vida colaborativo: reunir uma comunidade para compartilhar bens, serviços, espaços ou o próprio tempo; Exemplo: Coworking

  • Sistemas de acesso a produtos e serviços: o usuário paga para ter acesso a um produto ou serviço por determinado período. Exemplo: Uber


E porque este modelo cresceu tão rapidamente?


O avanço acelerado da economia compartilhada é o resultado da soma de diversos fatores. Vemos uma necessidade do consumidor (que busca economizar no dia a dia) e uma inquietação em relação ao modo de consumo.


Além disso, a transformação digital também teve um papel crucial no fenômeno. O momento em que o compartilhamento (enquanto tendência de mercado) ganhou mais força foi quando algumas tecnologias digitais foram aprimoradas, como é o caso da computação em nuvem, geolocalizão e da chegada do 4G no Brasil, em 2013 (espera-se um nova revolução com a chegada do 5G).


Basicamente, o público migrou para um consumo não apenas mais consciente, mas também mais preocupado com a experiência.


A Economia Compartilhada já é um caminho sem volta, que traz inúmeros benefícios para nossa sociedade e facilidade em nosso dia-a-dia. E se você ainda não experimentou um Coworking, não perca tempo! Temos certeza que você vai se surpreender e beneficiar com esta experiência.


Esperamos por vocês!


Fonte: https://vivomeunegocio.com.br/startups/inovar/economia-compartilhada/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page