top of page
Buscar
  • Lab Fashion

Quanto a cultura local - pode - influenciar na moda?


Quando vamos falar de cultura, precisamos entender o significado dessa palavra universal, que é: comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social. Pensando assim, podemos definir cultura como algo que é criado pela junção de vários aspectos de um determinado grupo e que provavelmente será passado entre gerações.


Não é novidade para ninguém como a moda faz parte de diversas culturas, como conseguimos definir certos povos e grupos pelas vestimentas usadas, por muitas vezes de cunhos religiosos, mas também apenas como uma característica local, definida pelo clima ou tradições.


Estamos em época de Olimpíadas, um evento onde vemos diversas culturas juntas, formas diferentes de competir, e claro, roupas completamente diferentes. Pensando em esporte, as roupas são padronizadas frisando o melhor desenvolvimento do atleta (nem sempre, como pudemos ver com as últimas notícias envolvendo as jogadoras de handbebol da Noruega) mas mesmo com esse padrão, é muito possível enxergar como as pessoas de cada cultura mudam a nossa forma de ver a roupa pelo comportamento pessoal de cada um.


Fugindo de todos os estereótipos possíveis, porque mesmo com uma cultura muito consolidada, ninguém é 100% algo - e nem deveria ser - ainda assim é muito claro como com o mesmo traje, pessoas das Américas se comportam diferente do que as pessoas da Ásia, por exemplo. E isso nos mostra como as roupas dizem muita coisa sobre nós, mas quem decide o que o outro vai enxergar é quem está usando, o seu sentimento, comportamento, temperamento, humor e qualquer outro aspecto pessoal.


A verdade é uma só, desde a roupa mais cara até as de segunda mão, quem faz a roupa somos nós, e uma das grandes belezas desse mundo, é em um evento como esse, e no nosso dia a dia, ver como as culturas diferentes e jeitos diferentes, formam a grande diversidade e melhoria que estamos procurando e devemos procurar cada vez mais.


11 visualizações0 comentário
bottom of page